A Escola Peralta intenciona educar crianças por meio do estímulo à criatividade, à solidariedade, à curiosidade e à autonomia, sem perder de vista questões fundamentais como: reconhecimento e respeito aos diferentes ritmos e à pluralidade das histórias de vida; aproximação e estímulo com os diversos modelos de conhecimentos, aguçando o desejo da descoberta e o encantamento com o mundo circundante. Buscamos cotidianamente refletir, debater e produzir metodologias adequadas à Educação Infantil e aos anos iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano), planejando cuidadosamente as possibilidades de cada educando, a qualidade dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, a fim de contemplar os Quatro Pilares (conceitos de fundamento da educação baseados no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors), que são:
  • Aprender a Conhecer
  • Aprender a Fazer
  • Aprender a Conviver
  • Aprender a Ser
Trabalhamos para construir coletivamente uma aprendizagem lúdica, contextualizada e significativa. Nossa escola fundamenta-se nas concepções e práticas do socioconstrutivismo (sociointeracionismo de Piaget a Vygostky), cujos ideais de sociedade que orientam o pensar e fazer pedagógicos contribuam para a justiça, para a garantia dos direitos humanos, para a empatia e solidariedade com os outros e com o meio ambiente.